Banner Gov Estado 50 Anos da Embasa
Em cima da hora:
Família em Barbacena tem casa furtada enquanto viajava
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • EMPREGO: Projeto de Lei Orçamentária prevê 53.111 novas vagas em concursos públicos

    PL propõe mais aberturas de vagas na carreira de funcionário público para o próximo ano


    EMPREGO: Projeto de Lei Orçamentária prevê 53.111 novas vagas em concursos públicos
    (Crédito: iStock)

    De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021, o próximo ano deverá trazer esperanças para quem busca uma vaga de funcionário público. O Poder Executivo enviou o Projeto de Lei ao Congresso Nacional com 53.111 vagas a serem preenchidas em diversos órgãos e entidades.

    A maior parte dessas vagas está concentrada nos órgãos do próprio Poder Executivo, que deverá receber 48.272 novos funcionários em 2021. Em segundo lugar está o Poder Judiciário, com 3.556 vagas.

    Além dessas, haverá concursos públicos para suprir as necessidades de pessoal no Poder Legislativo (110 vagas), Tribunal de Contas da União (30 vagas), Defensoria Pública da União (1.016 vagas) e no Ministério Público da União (127 vagas).

    Do total de 53.111 novas vagas, a maior parte se destina a provimento, com 50.946 oportunidades, enquanto 2.165 são para criação.

    Cenário deve melhorar em 2021

    Para quem esperava ingressar na carreira de funcionário público ainda este ano, muitos planos devem ter sido frustrados. A maior parte dos concursos 2020 foi adiada, sendo que alguns se mantêm com indefinição no calendário por conta da pandemia e das ordens de afastamento social.

    Porém especialistas esperam que em 2021 muitas pessoas poderão ter as chances que procuram, seja realizando os exames ou conquistando o tão sonhado lugar. Afinal, com a demora em conseguir pessoal para suprir as necessidades das entidades públicas, a expectativa é de que haja ainda mais oportunidades.

    Além disso, a reforma da previdência fez com que muitos funcionários adiantassem a aposentadoria, temendo que as novas regras pudessem prejudicá-los. Isso abriu um buraco ainda maior no quadro de funcionários de diversos órgãos, que já trabalham com um número muito menor do que o necessário para oferecer um serviço mais ágil e eficiente a quem precisa.

    Maior concorrência

    Pessoas que se especializaram em ajudar candidatos a se preparar para os concursos alertam que este período sem exames deu a oportunidade para muitos candidatos poderem finalmente estudar. Ou seja, é muito provável que as provas estejam ainda mais concorridas, e o desempenho dos concurseiros deverá ser ainda maior para poder se destacar.

    Por isso, é essencial que a preparação para os concursos do próximo ano comece o quanto antes, seguindo uma rotina de estudos e de lazer que ajudem o candidato a se preparar para uma das mais importantes provas de sua vida profissional.
     



Publicidade
Anuncie Aqui!
Banner Gov Estado 50 Anos da Embasa
Banner centro de controle operacional
banner Terreno João Filho 2
Vacina Sim
Lanche
Tinga
Banner Grafica
Banner Fogos Video
Excel Radiador
Banner - Gordo Auto Peças
Auto escola
Loja Langedary
Auto Peças Brasil
Contador
Radiador
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos