Banner Governo do estado Embasa
Contador
Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • PETO 2 Rodas age rápido e prende homicidas em flagrante


    13.01.2020 11h25m
    Recomendar
    PETO 2 Rodas age rápido e prende homicidas em flagrante
    Foto Divulgação


    Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto 2 Rodas) da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prenderam no início da noite de sexta-feira (10-01-2020) dois indivíduos acusados de praticar homicídio.

    Segundo informações da polícia, os criminosos teriam alvejado com um tiro na nuca o adolescente, Pedro Lucas de Jesus da Silva, 17. A vitima ainda chegou a ser socorrida por familiares até o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer.

    O crime aconteceu no interior de uma barbearia, localizada na rua Magnólia no bairro Tomba. Os militares, ao tomarem conhecimento da ocorrência, empreenderam diligências e conseguiram interceptar autores do crime. Com eles foram apreendidos uma pistola 9mm de fabricação israelense, com numeração suprimida, 4 cartuchos intactos e um outro no carregador da arma, além de uma motocicleta usada na ação delituosa.


    Os criminosos, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados na Central de Flagrante do Complexo de Delegacias do Sobradinho para as providências legais. Ainda de acordo com informações da polícia, os autores do homicídio já tinham passagem por porte ilegal de arma de fogo e porte de drogas.


    Após a nova lei do Pacote Anticrime do Ministro Sergio Moro e sancionada pelo Presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, nomes e nem imagem de bandido não pode ser mais divulgadas.


    A Morte do Adolescente


    O adolescente, Pedro Lucas de Jesus Silva, 17 anos foi morto a tiros na noite de sexta-feira (10-01-2020), na rua Magnólia, bairro Tomba, em Feira de Santana.
    Segundo informações, Pedro Lucas estava em uma barbearia, cortando o cabelo, quando foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma moto de dados ignorados, se aproximaram, o carona desceu com arma em punho e deflagrou o tiro acertando a nuca.


    Com a dupla foi apreendida uma pistola de fabricação israelense, calibre 9mm. Os suspeitos e a arma e motocicleta apreendidas foram apresentados na central de flagrantes do Complexo Policial do Sobradinho.

      



  • PRF prende homicida com mandado de prisão armado com pistola em Feira de Santana


    13.01.2020 10h48m
    Recomendar
    PRF prende homicida com mandado de prisão armado com pistola em Feira de Santana
    Foto Divulgação


    A ação ocorreu em trecho do município de Feira de Santana (BA), que tem como foco o enfrentamento a criminalidade, por meio do policiamento preventivo e repressivo, a fim de resguardar a segurança dos usuários nas rodovias federais.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta quinta-feira (09), um foragido da justiça que possuía mandado de prisão em aberto pelo cometimento do crime de homicídio. Com ele também foi encontrada uma pistola Taurus, com dois carregadores e mais catorze munições.

    Equipe fiscalizava no Km 429 da BR 116, em Feira de Santana (BA), quando abordou um veículo FORD/Fiesta HA, com 03 ocupantes.

    Foram solicitados os documentos do veículo, do motorista e dos passageiros. Em consulta ao banco de dados e sistemas policiais utilizados pela PRF, foi constatado que um dos passageiros, um homem de 30 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo crime de homicídio, delito previsto no art. 121 do Código Penal Brasileiro.

    Foi feita uma revista pessoal no abordado, quando foi encontrada a pistola municiada, além de uma pequena quantidade de maconha para consumo. O motorista e o segundo ocupante também traziam consigo droga para consumo.

    Diante dos fatos, os envolvidos na ocorrência e o material apreendido foram encaminhados à autoridade competente da Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis.

    Fonte: Nucom/PRF
     



  • Governo envia à Alba projeto para acelerar promoções da PM e dos BMs


    10.01.2020 12h41m
    Recomendar
    Governo envia à Alba projeto para acelerar promoções da PM e dos BMs
    Foto Policia Civil

    O Governo do Estado encaminhou, nesta quarta-feira (8), à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei N° 23.723/2020, propondo alterações na legislação para acelerar promoções nas carreiras dos policiais militares e dos bombeiros militares da Bahia. O Projeto propôs o aumento de vagas para promoção e a redução do interstício (espaço de tempo entre as promoções). As medidas vão gerar a possibilidade de mais de seis mil promoções e uma despesa estimada em R$ 76 milhões para os cofres estaduais.

    O projeto de Lei (PL) vai conceder mais fluidez às carreiras da PM e do Corpo de Bombeiros, permitindo que os militares cheguem a patentes mais altas, ainda durante a ativa. A mudança nas carreiras é um pleito das categorias. Um dos destaques da proposta é a ampliação da possibilidade de praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) alcançarem o oficialato.

    A proposta apresentada pelo Governo sugere que o interstício de cabo para sargento será diminuído de 96 para 60 meses, já o interstício de sargento para subtenente foi reduzido de 84 meses para 36. Com a mudança, será garantida uma maior fluidez nas carreiras militares, possibilitando que os praças cheguem, ao menos, ao posto de 1º tenente quando completarem a idade mínima para a reserva remunerada.

    Vagas

    Em outro ponto do projeto, o Governo propõe o remanejamento dentro da estrutura das carreiras, permitindo a abertura de vagas para diversas patentes. A proposta é que sejam remanejadas vagas para postos e graduações em que havia dificuldade de promoção. Com o remanejamento dessas vagas, poderão ser concedidas até 6,3 mil promoções nas duas corporações (PM e Corpo de Bombeiros).

    Somando a Polícia Militar e o Bombeiros, o projeto vai abrir, por exemplo, 540 vagas para 1º tenente, 688 para subtenente, 182 para major, além de outras patentes. A abertura das novas vagas vai gerar um efeito multiplicador em função das promoções. Quando um policial ou bombeiro for promovido para uma patente superior, vai, automaticamente, abrir a vaga que ocupava também, gerando um efeito cascata.

    O Projeto de Lei criou o Quadro Especial de Tenentes Auxiliares, nas duas corporações (PM e Bombeiros). Com a criação do novo quadro, os praças que adquirirem os pré-requisitos para serem promovidos poderão optar por ingressar em uma das opões existentes. Podem escolher o Quadro Especial de Tenentes Auxiliares, que prevê saída para a reserva após adquirir os requisitos para inatividade. Ou optar pelo Quadro de Oficiais Auxiliares, que permite uma maior progressão na carreira, podendo chegar até a patente de tenente coronel.

    O Projeto de Lei incorporou também regramento da Lei Federal 13.954/2019, permitindo que o Governo Estadual mantenha até dezembro 2021 as regras atuais para entrada dos militares na reserva, no caso daqueles que obtenham os requisitos para aposentadoria até a data.



  • Salvador será laboratório de inovação na área de prevenção a crimes


    10.01.2020 12h38m
    Recomendar
    Salvador será laboratório de inovação na área de prevenção a crimes
    Foto Policia Civil

    Para facilitar as discussões entre motoristas por aplicativo, empresas e policias na elaboração de ações preventivas, um Grupo de Trabalho presidido pelo secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Teles Barbosa, foi instituído durante reunião na manhã desta quinta-feira (9), no Centro de Operações e Inteligência (COI), CAB.

    Com participação de empresas Uber e 99POP e representantes do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (Simactter-BA), o encontro iniciou os trabalhos do GT, que se reunirá novamente no próximo mês. “Nossa ideia é trazer inovações para políticas e protocolos na área de segurança e implementar melhorias para dar um atendimento mais rápido em casos de crimes contra esses profissionais”, adiantou o secretário da SSP.

    Segundo ele, a ideia é fazer de Salvador um laboratório de inovação na área de prevenção de crimes contra motoristas de aplicativo. “Acredito que este é um ramo que lida com a tecnologia acima de tudo e a SSP está aberta a ajudar no que for preciso”, continuou.
    Também determinou a criação de estatística específica para crimes cometidos contra a categoria, para facilitar a análise da mancha criminal e subsidiar as ações policiais para o setor. No último mês, a SSP disponibilizou um canal de comunicação direto para os motoristas a fim de facilitar o acionamento policial em caso de ocorrências.

    Os condutores também apresentaram demandas que devem ser aperfeiçoada pelas plataformas. Entre os pontos de atenção listados e sugestões apresentadas pelos motoristas estão mais rigor no cadastro dos passageiros, incluindo a divulgação do destino para o qual o profissional conduzirá o cliente, a criação de um botão do pânico para os motoristas, e a verificação do documento dos usuários no momento do cadastro nos aplicativos.



  • Assaltante é achada após flagra de tecnologia


    10.01.2020 12h35m
    Recomendar
    Assaltante é achada após flagra de tecnologia
    Foto Policia Civil

    Ela foi alcançada na manhã desta quinta-feira (9), por equipes da Polícia Militar, após alerta de 95% dado pela ferramenta


    Procurada por prática de roubo, uma mulher de 28 anos foi a 115ª pessoa localizada com o auxílio das câmeras de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública. Ela foi alcançada na manhã desta quinta-feira (9), por equipes da Polícia Militar, após alerta de 95% dado pela ferramenta.

    A assaltante, que teve o mandado de prisão expedido pela 11ª Vara Criminal de Salvador, no bairro de Sussuarana, foi capturada em menos de 20 dias depois de emitida a ordem de prisão. A criminosa teve sua documentação de identificação pessoal conferida e foi encaminhada para a Central de Flagrantes, na Avenida Antônio Carlos Magalhães.

    A solução tecnológica foi implantada em 2018 e já ajudou na prisão de homicidas, latrocidas traficantes, assaltantes e outros criminosos, sendo 11 mulheres.



  • Acusado de assaltar bancos morre após trocar tiros com a Caatinga


    10.01.2020 12h33m
    Recomendar
    Acusado de assaltar bancos morre após trocar tiros com a Caatinga
    Foto Divulgação

    Investigado pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) há aproximadamente três anos, um dos principais criminosos com atuação a ataques contra instituições financeiras, sequestro e roubo a mineradora foi localizado na quarta-feira (8), no município de Lapão.

    Após informe sobre a presença do criminoso em uma fazenda localizada no povoado de Mosquito, as guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido e das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada iniciaram as diligências.

    Ao chegarem às margens da BA-432, os policiais avistaram uma casa que apresentava as características indicadas na denúncia. Durante o cerco, um grupo de homens que estava no imóvel tentou fugir atirando contra os PMs. No revide, um deles acabou atingido, socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu. Na ação foram encontrados uma pistola, um carregador para o armamento, porções de maconha e um veículo modelo VW / Saveiro, placa OKN 2596.

    Segundo o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez, as diligências para capturar os outros demais integrantes foram iniciadas. “Os outros comparsas conseguiram fugir, mas as guarnições continuam na região, inclusive na caatinga, fazendo buscas para localizá-los”, declarou o oficial.

    O diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão, revelou que o bandido era um dos principais alvos investigados pela prática de roubos a instituições financeiras. “Muito perigoso e tinha envolvimento em vários crimes. Dentre as investigações contra a ele está a participação em um ataque a uma agência bancária, em Mulungu do Morro, que ocorreu em dezembro do ano passado. Nossas equipes da sede de Vitória da Conquista já estavam na cidade para fazerem mais levantamentos sobre situações que envolvem o criminoso”, finalizou.



  • Polícia Civil está investigando morte de catador de reciclagem


    10.01.2020 12h29m
    Recomendar
    Polícia Civil está investigando morte de catador de reciclagem
    Foto Divulgação

    A Polícia Civil investiga a morte de um catador de materiais recicláveis que ingeriu toda bebida alcoólica que estava em uma garrafa em troca de R$ 20, em Feira de Santana. A bebida foi oferecida por um grupo de colegas da vítima. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da "aposta".

    O caso aconteceu na quarta-feira (8). A vítima foi identificada como Wellington Cardoso da Silva, de 39 anos. As imagens que circulam nas redes sociais ainda mostram que o grupo oferece outra garrafa para o catador, mas ele rejeita e pede o dinheiro.

    Outra imagem mostra Wellington desacordado e o grupo tentando reanimá-lo com água. Desmaiado, o catador foi socorrido em uma carroça e levado para uma policlínica da cidade, mas não resistiu.

    O corpo de Wellington Cardoso foi enterrado nesta quinta-feira (9), no cemitério São Jorge, em Feira de Santana. A polícia analisa as imagens e vai ouvir testemunhas sobre o caso.

    FONTE: G1 | BA



  • Jovem é assassinado no bairro Rocinha


    10.01.2020 12h26m
    Recomendar
    Jovem é assassinado no bairro Rocinha
    Foto Divulgação

    O jovem, Denilson dos Santos Oliveira, 24 anos, foi assassinado na noite de quinta-feira (09-01-2020), na rua Jorge Teles, localidade da Rocinha, bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana.

    Segundo informações da polícia, Denilson dos Santos conversava com amigos, quando foi surpreendido por um homem que estava em uma motocicleta, sacou a arma da cintura e efetuou vários disparos acertando em várias partes do corpo.

    A vitima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.
     



  • SSP e Seap descobrem esquema e apreendem celulares em presídio


    09.01.2020 13h28m
    Recomendar
    SSP e Seap descobrem esquema e apreendem celulares em presídio
    Foto Divulgação

    Celulares, acessórios e maconha foram apreendidos, nesta segunda-feira (6), na penitenciária Lemos de Brito, em Mata Escura, durante operação conjunta realizada pelas Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (SEAP).

    A ação, batizada de 'Jail Voice', aconteceu em uma cela do Módulo I, galeria B, ocupada por um traficante que, de acordo com a investigação realizada pelas pastas, comandava Crimes Violentos Letais Intencionais de dentro da unidade.

    Foram encontrados três celulares de diferentes marcas, quatro carregadores, três fones de ouvido, uma bateria para celular, uma faca de mesa e duas artesanais produzidas com pedaços de ferro, um pacote de maconha e várias anotações.

    De acordo com o diretor adjunto do DHPP, delegado Jamal Youssef Amad, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. “Nosso alvo cumpre pena por latrocínio, roubo seguido de morte, e era investigado em atividades do tráfico de drogas no bairro Fazenda Grande do Retiro e região”, detalhou Youssef.

    O coordenador em exercício de Inteligência Prisional da Seap, Cyro Freitas, lembrou que só em 2019 foram realizadas 12 operações em conjunto com a SSP em ambiente prisional com o intuito de reprimir crimes e esclarecer homicídios. “Essa integração entre os órgãos de Inteligência das secretarias tem apresentado resultados positivos para sociedade com a diminuição dos índices e a preservação de vidas”, enfatizou Freitas.

    A ação contou com a participação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Coordenação de Operações Especiais (Coe), Batalhão de Guardas, Grupo Especializado de Operações Penitenciárias (GEOP), Coordenação de Inteligência Prisional e direção da unidade.
     



  • Reconhecimento facial ajuda a localizar primeiro homicida do ano


    09.01.2020 13h28m
    Recomendar
    Reconhecimento facial ajuda a localizar primeiro homicida do ano
    Foto Divulgação

    Um homicida foi capturado após alerta do sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na manhã desta quarta-feira (8), ao apresentar 96% de similaridade com um procurado. Ele é o primeiro acusado de morte capturado no ano com auxílio da ferramenta.

    Com mandado de prisão por homicídio qualificado, expedido no dia 6 de agosto de 2019 pela Vara Criminal de Execuções Penais e Infância e Juventude de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o criminoso usava camisa e bermuda brancas. Ele que teve o documento verificado, encaminhado para Central de Flagrantes e teve o mandado cumprido.

    Com a prisão, a ferramenta registra a marca de 112 criminosos capturados com o auxílio do sistema, sendo quatro no ano de 2020.



  • Duplo homicídio registrado na 324 em Humildes


    09.01.2020 13h27m
    Recomendar
    Duplo homicídio registrado na 324 em Humildes
    Foto Gleidson Santos


    Marcos Vinicius da Silva Costa, 21 anos e outro jovem que trajava bermuda jeans e camisa branca foram executados com vários tiros de pistola na noite de quarta-feira (08-01-2020), por volta das 23 horas, quando estavam a bordos de um veiculo palio de cor branca, na BR 324, na região do distrito de Humildes em Feira de Santana.


    Segundo informações da polícia, as vitimas estavam na companhia de duas mulheres, quando três criminosos encapuzados a bordos de outro veiculo de dados ignorados, encostaram o carro, ordenaram que parasse, depois mandaram que as mulheres saíssem do carro e executaram Marcos com 9 tiros e outro jovem foi morto com 5 tiros.


    Investigadores plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Felipe Ghiraldelli, compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.
     



  • Homem é assassinado na porta de casa na Barroquinha


    09.01.2020 13h26m
    Recomendar
    Homem é assassinado na porta de casa na Barroquinha
    Foto Gleidson Santos

    João Brito Vilarino, 28 anos foi assassinado com vários tiros na noite de quarta-feira (08-01-2020), por volta das 22h, na rua Maragogipe, bairro Barroquinha, em Feira de Santana.


    Segundo informações da polícia, João Brito estava em casa quando dois criminosos montados numa motocicleta chegaram em sua porta e o chamaram. Ao abrir o portão, João foi baleado com tiros, não resistiu e morreu no local. Os assassinos fugiram tomando rumo ignorado.


    Policiais plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Felipe Ghiraldelli, compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações. O corpo de João Brito foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e feito a necropsia.
     



Publicidade
Anuncie Aqui!
Terminal Rodoviário
Banner - Kamila - Grafica
Auto Escola Farol
Point Cell
FBI Investigação
Trayler
PMCEL
Banner Prefeitura Obra
Auto Peças Brasil
Excel Radiador
ACC Material de Construção
Colégio Intelecto
Mariana
Capitão
Banner Governo do estado Embasa
Auto Escola Trindade
Contador
Haste
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos