Bammer Gov Estado HGCA 2
Contador
Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Covid-19: Secretário-geral da OAB reforça necessidade de formalidade, mesmo na pandemia

    Cumprimento de políticas e normas de decoro não deve ser ignorado pelos advogados, mesmo durante o trabalho em casa


    Covid-19: Secretário-geral da OAB reforça necessidade de formalidade, mesmo na pandemia
    Foto Divulgação

    Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as relações de trabalho sofreram grandes alterações, principalmente por conta das recomendações de segurança e saúde para evitar aglomerações, como salas comerciais, espaços corporativos e transporte público. Assim, muitas pessoas precisaram adaptar sua rotina de trabalho e estudo para o ambiente doméstico, tentando exercer suas obrigações da maneira mais “normal possível”.

    A não fiscalização do cumprimento de certas normas presentes nos locais de trabalho colabora para criar a sensação de que algumas formalidades não são tão necessárias quanto antes, o que pode criar atrito entre a equipe de trabalho. Em funções oficiais, esse tema fica ainda mais sensível, já que a categoria tem uma extensa quantidade de normas de conduta e regras para exercer a atividade de forma correta.

    O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comentou sobre o cenário e encaminhou ofício à seccional de São Paulo pedindo ao dirigente da OAB-SP que instruísse os advogados registrados para evitar situações constrangedoras ou impróprias. De acordo com ele, não foram poucos os casos em que advogados apareceram para as sessões virtuais trajados de maneira imprópria ou em um local inadequado, prejudicando o exercício apropriado da função, que, mesmo à distância, deve seguir as recomendações de decoro presentes no Código de Ética da OAB. A recomendação principal é que os advogados preservem ao máximo os comportamentos adotados no contexto pré-pandemia e não se deixem levar pelo ambiente mais informal de casa.

    Como ainda não há previsão para a normalização do cenário, o que inclui as atividades de advogados, é importante que os profissionais sejam bem instruídos, evitando desentendimentos ou situações que prejudiquem o exercício da profissão. Assim, é importante levar em consideração onde as videochamadas estão sendo realizadas, se a roupa está de acordo com a ocasião, entre outros pontos.

    Em outras modalidades de trabalho, como jornalistas e professores, o cuidado com o ambiente onde a videochamada está sendo realizada, além do uso de uma vestimenta adequada e condizente com a função, são essenciais para que o trabalho possa ser exercido da maneira correta, com um certo grau de normalidade e decoro, apesar das circunstâncias. Apesar da importância de ficar atento a esses fatores, também é necessário relatar imprevistos durante as atividades, já que muitos profissionais têm filhos e familiares que podem demandar atenção durante o dia. A presença de crianças e idosos em casa, por exemplo, deve ser relevada pelos superiores, já que a situação é atípica para todas as classes de profissionais.

    Por Rodolfo Milone



Publicidade
Anuncie Aqui!
Loja Langedary
Auto Escola Farol
Lanche
Banner - Gordo Auto Peças
Haste
Loja Point do Iphone
ACC Material de Construção
Mariana
Auto Escola Trindade
Fogos Aladim
Banner - Kamila - Grafica
Point Cell
Contador
FBI Investigação
Bammer Gov Estado HGCA 2
Auto Peças Brasil
Colégio Intelecto
Banner Produto Orgânico
Banner - Prefeitura Mobilidade 03 a 13 de agosto
Barracao de fogos
Excel Radiador
Banner Positivo
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Eventos