Durante a entrega de novas viaturas, o governador Rui Costa apresentou uma publicação de uma licitação de um Sistema de Monitoramento para Reconhecimento Facial. Essa ferramenta, inicialmente contemplará 56 municÃpios, dentre eles Feira de Santana
A Secretaria da Segurança Pública entregou, na manhã desta sexta-feira (30), 120 viaturas, que vão renovar a frota de batalhões e companhias da Polícia Militar localizados na região Leste. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, participou da distribuição dos veículos, que partiram para os municípios e distritos da zona rural.
Os automóveis, que representam um investimento de mais de R$ 19 milhões, contemplarão 88 cidades, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. "A entrega de viaturas não sinaliza apenas maior agilidade à atividade policial, mas também valoriza esses profissionais, pois permite oferecer melhores condições de trabalho", destacou o gestor da pasta.
Ao lado governador Rui Costa, o secretário também esteve na inauguração da nova pista de atletismo do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). Com 300 metros, o espaço vai ampliar a parceria com a comunidade, ofertando aulas gratuitas acompanhadas por um policial profissional de educação física.
Reconhecimento Facial
Durante a entrega de novas viaturas, o governador Rui Costa apresentou uma publicação de uma licitação de um Sistema de Monitoramento para Reconhecimento Facial. Essa ferramenta, inicialmente contemplará 56 municípios, dentre eles Feira de Santana. O projeto é um computador que faz o processamento das imagens, onde é lançada o que quer e a câmera alarma e aciona um comando.
“Pois, se aparecer uma pessoa que está sendo procurada pela justiça, polícia na frente da câmera, aquela imagem é alarmada. Esse mecanismo já conseguimos prender dezenas de pessoas e estamos licitando isso para colocar em 56 cidades da Bahia, incluindo, claro Feira. Porém, posteriormente todas as cidades do estado serão beneficiadas”, disse o governador.
Rui Costa, disse também que as câmeras reconhecem placas de carro e vão ajudar a identificar veículos furtados. A Bahia está utilizando a tecnologia a favor da segurança, com um investimento forte. Se tiver um carro roubado, as câmeras que vão estar em todas as entradas e saídas das cidades, poderão identificar quando o carro passar e alarmar a polícia onde o carro vai está”, explicou Costa
Números de Homicídios Caindo em Feira
Na ocasião, o secretário Maurício Barbosa aproveitou para agradecer às equipes policiais que atuam na região Leste. " Tivemos reduções consideráveis nos crimes contra a vida, tanto em Feira de Santana, quanto nos municípios vizinhos no primeiro semestre deste ano", pontuou. Dados oficiais apontam a diminuição de 28,4% nas mortes violentas na Área Integrada de Segurança Pública que engloba parte da região e de 27% no município de Feira de Santana.