Um ladrão ainda não identificado morreu em troca de tiros com policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, no inicio da tarde de hoje (30), por volta de 13h30, na região do distrito de Humildes, nas proximidades da BR 101. Segundo a polícia, o ladrão acompanhado com mais três comparsas assaltaram os pastores Sidraque Freitas e sua esposa Maria Nadia, além do missionário Milton Silva.
Ainda de acordo com a polícia, o assalto ocorreu na BA-502 ( Feira / São Gonçalo), nas proximidades da empresa Gujão. “Os pastores estavam no veiculo Caminhonete Hailux de cor azul, placa JSN-2465, e ao passar pelas proximidades de quebra-molas, os bandidos se aproximaram a bordos de outra caminhonete Hailux de cor prata, placa JSE-2500, licença de Camaçari e anunciaram o assalto”, contou um dos investigadores.
OUSADIA
Após anunciarem o assalto em plena manhã numa BA movimentada, os criminosos ordenaram que as vitimas passassem para o banco dos fundos, onde assumiu a direção e os outros seguiram na outra Hailux. Retornaram, já que os evangélicos seguiam de São Gonçalo/ Feira, passaram pelo Posto Rodoviário Estadual e seguiram para região do município de Conceição da Feira, depois seguiram pela BR 101 e em uma estrada de chão, nas mediações do Distrito de Humildes,em Feira de Santana abandonaram os evangélicos.
TROCA DE TIROS
Guarnições das policias Militar e Civil de Feira de Santana foi acionada e se deslocaram para região de Humildes onde se iniciou uma perseguição e posteriormente a troca de tiros. Um dos bandidos que estavam na Hailux prata foi baleado e socorrido para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), onde não resistiu e morreu.
Os outros três bandidos conseguiram fugir. A caminhoneta dos pastores foi recuperada.
ORAÇÃO
Os pastores Sidraque Freitas e Maria Nadia afirmaram para reportagem do Polícia é Viola que mesmo com armas apontadas para suas cabeças fizeram orações para que nada de grave acontecesse com eles. “Eles nos ameaçávamos todo o tempo, mais aproveitamos fechamos nossos olhos e pedimos para que Deus nos protegesse nossas vidas. Um deles ainda nos contou que teria roubado o carro errado, por que era nosso (pastor) e que um deles também tinha sua mãe como evangélica”.
“Esse e outro ainda queriam desistir do assalto, mas os outros dois não acataram e seguiram com o assalto. Horas depois ficamos sabendo que um deles morreu com confronto com a polícia e também que nosso carro teria sido recuperado.
Morreu na madrugada desta terça-feira (30) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Isaque Reis de Jesus, 25 anos, que residia na rua Rio Itapemirim, bairro dos Capuchinhos, em Feira de Santana.
Policiais do Pelotão de Especialidade em Táticas Operacionais (PETO) da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prenderam na madrugada desta terça-feira (30), Renilson Mendes da Silva, conhecido como “Parasita”, 41 anos. Ele foi flagrado com drogas em Feira de Santana.
Segundo informações do soldado Brito, do PETO, a guarnição foi acionada para deter um jovem acusado de ter furtado a própria mãe para comprar drogas. Ele fugiu, mas foi localizado pelos policiais e confessou ter gastado o dinheiro em um ponto de venda de drogas na rua São Roque, também conhecida como ‘Missuca’, no Parque Getúlio Vargas.
Ainda de acordo com Brito, os policiais foram até o local indicado pelo usuário e flagraram Renilson com 11 pedras de crack, duas buchas de maconha, tesouras, estiletes e uma quantia não revelada em dinheiro, que pode ser proveniente da venda de entorpecentes.
O acusado de tráfico e o usuário foram conduzidos até a delegacia para prestarem esclarecimentos e Renilson foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Na delegacia ainda ficou contatado que o acusado tem passagens na delegacia por assaltos.
O jovem usuário foi ouvido e liberado.
Após 45 dias, foram liberados no início da tarde de segunda-feira (29), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, os corpos das irmãs Iara, de 7 anos, e Vitória Machado Ventura, 5, que morreram afogadas após um naufrágio ocorrido no dia 14 de março, no Rio Paraguaçu, na região de Santo Estevão.
Os corpos das crianças só foram localizados e resgatados quatro dias depois e devido ao estado de gigantismo, foram necessários exames de DNA, realizados em Salvador.
O Naufrágio
Na noite de quinta-feira, 14 do mês de março deste ano, quatro pessoas morreram afogadas no rio Paraguaçu, em Santo Estevão,. De acordo com a delegacia da cidade, as crianças Iara Machado Ventura, 7 anos, e Vitória Machado Ventura, 5 anos, a tia delas Almezina da Cruz Meira, 56 anos, Joaquim dos Santos Almeida, 36, se afogaram após a canoa onde eles estavam virar.
A mãe das meninas, Idália dos Santos Cardoso Machado, 28, também estava na embarcação, mas conseguiu se segurar e foi resgatada por pescadores. Segundo a delegada Joselita de Paula, titular de Santo Estevão, há informações de que Idália e as filhas faziam a mudança de para Santo Estevão quando houve o acidente.
Ainda de acordo com a delegada a realização de travessias no rio é considerada uma prática normal para a população.
As ações integradas entre as polícias Militar e Civil, resultou em uma ação mais enérgica e presencial no sítio da festa Maneca Ferreira durante a Micareta 2013 em Feira de Santana, que ocorreu de 25 a 28 de abril.
Foram mais de 10 mil policias envolvido na Operação Micareta, onde a voz de comando era manter a paz e a ordem. Nenhum homicídio foi registrado no circuito da festa.
O sucesso se deu ainda, com o aparato tecnológico e toda a estrutura montada no circuito, como, rádios comunicadores com geoprocessador, câmeras de monitoramento, mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador, bem como, os postos elevados, o serviço de inteligência tudo acompanhado pelo Centro de Inteligência e Decisões Estratégicas (CIDE) que possibilitou a análise e ajuste em tempo real das ações realizadas.
O reforço no policiamento contou com o efetivo do Batalhão de Polícia de Choque, Rondesp, Grupamento Aéreo (Graer), Companhia Especializada Tático Operacional (CETO), do Grupamento de Ações Rápidas e Repressivas Águia (GARRA), além das unidades operacionais subordinadas ao Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) e a Academia da Policia Militar (APM).
Segue abaixo, resumo geral das ocorrências no período da Micareta. Dados fornecidos pelo Centro de Documentação e Estatística da Policial -CEDEP